Análise de UX – Erro de senha

É preciso claramente indicar ao usuário a resposta de sua última ação.

Em muitos sites, após errar a senha, uma mensagem de erro aparece. Caso o usuário erre a senha novamente, a mensagem de erro que já estava lá continuará no mesmo local após a página recarregar, ou até mesmo uma ação assíncrona ser executada tornando a situação ainda mais imperceptível.

O usuário então fica sem saber se a mensagem de erro é a que já estava lá (e o site ainda não deu resposta para a nova tentativa) ou se já é a resposta da nova tentativa.

Exemplos

O login do Gmail possui duas indicações muito sutis: a barra de carregamento no topo e a cor fica um pouco mais apagada. Caso o usuário se distraia por um segundo, não perceberá essas mudanças.

gmail-login-form

O login do Twitter exibe um banner indicando o erro. Esse banner é permanente portanto não há diferença entre o primeiro erro e o segundo erro. Outro ponto é que não há indicação visual de cor que possa ajudar o usuário a reconhecer um problema.

twitter-login-form

Soluções

O login do WordPress.com resolve isso ao esconder a mensagem de erro quando o usuário começa a digitar alguma coisa, portanto existe uma resposta imediata que aquela última resposta já foi eliminada e qualquer mensagem de erro será nova.

O login do Pinterest possui uma solução interessante. Para a mensagem de erro, ele simplesmente esconde o balão de texto. Porém, na terceira tentativa incorreta, o sistema já envia um e-mail com um botão para recuperar acesso à conta.

pinterest-login-form

E abaixo, o e-mail enviado.

pinterest-get-back

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s